Projetar é preciso

Projetar é preciso

A necessidade de um bom projeto surge quando deparamos com uma necessidade ou problema. Assim, para elaborarmos a ação que deve ser tomada, partimos para um planejamento. O projeto, então, seria um meio de analisar as melhores soluções e idéias para que se tornem realidade.

O bom projeto é fonte de boas soluções e de aprendizado, seja a pessoa um profissional ou não. Qualquer pessoa é capaz de utilizar de suas habilidades manuais para gerar algo que deseja.

Tendo isso em mente começaremos com informações básicas sobre uma matéria-prima, a madeira. Seu projeto deve levar em conta como utilizá-la com senso ecológico, aproveitando-a da melhor forma na hora do corte.

As placas de madeira são hoje as mais utilizadas na construção de móveis. Elas possuem diferenças em relação ao valor, peso e tamanhos comercializados.

Os tipo mais comuns de placas são: MDF, MDP ou Aglomedado, OSB e Compensado.

O MDF (Medium Density Fiberboard) é composto por fibras de média densidade e é comercializado nas medidas 1850×2750 mm e espessura de 3, 6, 9, 15, 18 podendo encontrar também na espessura 20, 25, 30 e 35 mm.

Aglomerado ou MDP é composto por partículas de madeira aglutinadas com uma resina e depois prensada. O MDP difere pela densidade da partícula empregada na camada externa. Utilizada onde não é preciso entalhes, rebaixos ou cantos trabalhados. É uma placa de baixo custo e não resistente a umidade. É comercializada nas medidas 2750 x 1830 mm e espessuras de 12, 15, 18, 25, 28 mm

OSB é uma placa formada por tiras de madeira em camadas unidas por uma resina. É prensada em alta temperatura. Tem resistência mecânica e rigidez. Utilizada geralmente na construção civil, porém, hoje com placas de melhor qualidade, é utilizada na construção de móveis. É comercializada nas medidas 1220×2440 mm e espessuras 8, 10 e 15 mm.

O compensado é composto por lâminas de madeira coladas entre si (laminado) ou por sarrafos de madeira coladas entre si (sarrafeado). Possui uma variedade de madeiras que revestem externamente. Pode ter tratamento naval, com cola resistente a água, para uso em ambientes úmidos. É comercializada nas medidas 1600×2200 mm e espessura 4, 6, 10, 15, 18, 20, 25 e 30 mm

Lembre-se que para cada corte são perdidos aproximadamente 4 mm de material.

Medidas mais comuns de placas